Curso | Vagas | Local | Horário | Valor |
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CURSO PRÉ-CONGRESSO 01: HABILIDADES NA EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA | 20 | Centro de Convenções Frei Caneca | 07:45-18:30 | R$ 400,00 |
CURSO PRÉ-CONGRESSO 02: ESPECIALIDADES NA EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA | 20 | Centro de Convenções Frei Caneca | 08:00-18:30 | R$ 400,00 |
CURSO PRÉ-CONGRESSO 03: ABORDAGEM DA VIA AÉREA INFANTIL – VIA AÉREA E VIA AÉREA DIFÍCIL | 24 | Centro de Convenções Frei Caneca | 08:00-18:30 | R$ 400,00 |
CURSO PRÉ-CONGRESSO 04: URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS COM SIMULAÇÃO REALÍSTICA | 48 | Centro De Simulação Realística - Albert Einstein | 07:45-16:30 | R$ 650,00 |
CURSO PRÉ-CONGRESSO 05: ULTRASSOM POINT-OF-CARE EM EMERGÊNCIA PEDIÁTRICA: WORKSHOP | 20 | SPSP – Sociedade de Pediatria de São Paulo | 07:45-16:15 | R$ 400,00 |
CURSO PRÉ-CONGRESSO 06: PALS REFRESH | 28 | SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo | 07:00-19:00 | R$ 1.000,00 |
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Neste curso o aluno aprenderá na prática a lidar com situações cotidianas do emergencista pediátrico na sala de emergências, através de uma abordagem dinâmica, com casos clínicos e “Hands on”.
07:45 - 08:00 | Recepção dos alunos | ||||
08:00 - 08:50 | VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA – PRINCÍPIOS BÁSICOS NA EMERGÊNCIA Neste módulo o aluno terá noções dos princípios básicos de ventilação mecânica.
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09:00 - 09:50 | INTUBEI O MEU PACIENTE E AGORA? QUAIS OS PRÓXIMOS PASSOS? Discussão de casos clínicos: ventilação no choque séptico; ventilação na pneumonia; ventilação na bronquiolite; ventilação no cardiopata; opções de sedação na criança intubada. | ||||
10:00 - 10:50 | VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA – PRINCÍPIOS BÁSICOS NA EMERGÊNCIA
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11:00 - 11:50 | MEU PACIENTE ESTÁ EM VNI. COMO OTIMIZAR A VENTILAÇÃO? Discussão de casos clínicos: ventilação na bronquiolite; ventilação na asma; ventilação na ICC; opções de sedação para VNI e seus cuidados | ||||
12:30 - 14:00 | INTERVALO PARA ALMOÇO | ||||
14:00 - 14:50 | USO DA CÂNULA NASAL DE ALTO FLUXO NA EMERGÊNCIA
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15:00 - 15:50 | INTRA –ÓSSEA
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16:00 - 16:50 | ACESSO VENOSO PERIFÉRICO DIFÍCIL NA EMERGÊNCIA – O USG É UMA ALTERNATIVA?
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17:00 - 17:50 | VOCÊ ESTÁ APTO A TRANSPORTAR CRIANÇA GRAVE?
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18:00 - 18:30 | FINALIZAÇÃO DO CURSO |
Será ministrado por especialistas nas áreas de ortopedia pediátrica, otorrinolaringologia pediátrica, oftalmologia pediátrica e cirurgia pediátrica. Tem como objetivo aproximar o pediatra das principais especialidades pediátricas. Ao final do curso o aluno saberá diagnosticar e prestar o primeiro atendimento para as principais complicações oftalmológicas, ortopédicas, otorrinolaringológicas e cirúrgicas que podem aparecer no pronto socorro infantil.
08:00 - 08:15 | Recepção dos alunos |
08:15 - 10:15 | Ortopedia na emergência pediátrica |
10:15 - 10:30 | Intervalo |
10:30 - 12:30 | Otorrinolaringologia na emergência pediátrica |
12:30 - 14:00 | Intervalo para Almoço |
14:00 - 16:00 | Oftalmologia na emergência pediátrica |
16:00 - 16:15 | Intervalo |
16:15 - 18:15 | Cirurgia Infantil na emergência pediátrica |
18:15 - 18:30 | Fechamento do curso |
Neste curso o aluno aprenderá, na prática, a abordar a via aérea infantil na emergência pediátrica.
Estações:
08:00 - 08:15 | Recepção dos alunos |
08:15 - 09:15 | Aula Teórica: Abordagem da Via Aérea Pediátrica na Emergência. |
09:15 - 09:30 | Divisão dos grupos para as práticas |
09:30 - 12:30 | Prática: Via Aérea |
12:30 - 14:00 | Intervalo para Almoço |
14:00 - 18:00 | Prática: Via Aérea Difícil |
18:00 - 18:30 | Finalização do curso |
Com duração de oito horas, o curso conta 2 breves exposições teóricas e o restante da carga horária é prática, realizada em grupos no Centro de Simulação Realística. Os alunos participam de estações práticas e cenários descritos no programa abaixo.
As situações de emergências pediátricas são eventos raros, porém de alta gravidade e risco para o paciente, onde o preparo de equipes de saúde é essencial. Esse curso permite praticar habilidades e procedimentos salvadores de vida em pediatria e treinar equipes de saúde no manejo de emergências complexas, como choque, insuficiência respiratória e parada cardiorrespiratória.
A simulação realística permite experiência prática, em ambiente seguro, seguida de reflexão guiada, o que tem impacto tanto no conhecimento quanto em habilidades e atitudes relacionadas à prática profissional. Utiliza simuladores de pacientes, manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital-virtual ou a ambientes pré-hospitalares. Esse método permite o treinamento não somente nas habilidades técnicas, mas propicia a vivência dos participantes em habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe.
07:45 - 08:00 | Abertura |
08:00 - 08:50 | Aula 1: Parada Cardiorrespiratória e Trabalho em equipe na sala de emergência |
08:50 - 11:30 | PRÁTICAS DE HABILIDADES |
08:50 - 11:30 | Prática Monitorada A: IOT e máscara laríngea |
08:50 - 11:30 | Prática Monitorada B: Desfibrilador |
10:00 - 10:20 | Intervalo |
08:50 - 11:30 | Prática Monitorada C: RCP com feedback em tempo real |
08:50 - 11:30 | Prática Monitorada D: IO manual, IO com dispositivos, desengasgo |
11:30 - 12:30 | INTERVALO PARA ALMOÇO |
12:30 - 13:20 | Aula 2: Choque |
13:20 - 16:20 | CENÁRIOS DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA |
13:20 - 16:20 | Cenário A: Emergência Hemodinâmica |
13:20 - 16:20 | Cenário B: Comunicação de má notícia |
14:40 - 15:00 | Intervalo |
13:20 - 16:20 | Cenário C: Emergência Cardiológica (Prática Deliberada em Ciclos Rápidos) |
13:20 - 16:20 | Cenário C: Emergência Cardiológica (Prática Deliberada em Ciclos Rápidos) |
16:20 - 16:30 | Encerramento |
Objetivos:
Público Alvo
07:45 - 08:00 | Registro |
08:00 - 08:15 | Conceitos em US Point-of-care e seu uso em Emergência Pediátrica |
08:15 - 08:45 | Princípios físicos básicos em ultrassonografia |
08:45 - 09:30 | E-fast |
09:30 - 10:15 | Ecocardiograma focado e avaliação volêmica |
10:15 - 10:30 | Intervalo |
10:30 - 11:15 | Hands-on e-fast / eco |
11:15 - 12:00 | Hands-on e-fast / eco |
12:00 - 13:00 | INTERVALO PARA ALMOÇO |
13:00 - 13:45 | Ultrassom de Pulmão |
13:45 - 14:30 | Acesso Venoso guiado por ultrassom |
14:30 - 15:15 | Hands-on Pulmão / acesso venoso |
15:15 - 16:00 | Hands-on Pulmão / acesso venoso |
16:00 - 16:15 | Finalização e Avaliação do workshop |
Tendo em vista a situação epidemiológica que ainda estamos vivenciando, para garantirmos a segurança de todos solicitamos o envio da comprovação de vacinação de reforço Do Covid 19 (Somente com a 3ª ou 4ª dose) e seguiremos com os protocolos da ANVISA para sua segurança e de toda equipe que estará presente no curso.
Curso realizado em 1 (um) dia de treinamento direcionado para profissionais que já fizeram o curso PALS e necessitam manter sua certificação válida
Pré-requisito: Possuir a certificação (carteira AHA) válida para vencer ou vencida até 60 dias após a data do curso.
Público Alvo: Médicos, Residentes e Enfermeiros formados
Objetivos: O curso do PALS (Pediatric Advanced Life Support) * é destinado aos profissionais da área da saúde responsáveis por iniciar e direcionar o suporte avançado de vida, passando pelo suporte básico até a estabilização e transporte de uma emergência pediátrica, tanto em ambiente intra ou extra-hospitalar. É um curso com metodologia remodelada e baseado nas evidências dos guidelines de 2020 do AHA (American Heart Association) e do ECC (Emergency Cardiovascular Care).
Principais tópicos a serem abordados:
Neste curso, o aluno participará ativamente da simulação de casos. Estas simulações são realizadas para reforço de conceitos importantes que incluem:
Critérios de aprovação:
Será certificado o aluno que atender:
Investimento: R$ 1.000,00
Formas de pagamento:
Incluso:
Refeições inclusas durante o curso
*É de responsabilidade do aluno informar caso tenha alguma restrição alimentar, com no mínimo 5 dias que antecedem o curso.
Documentação necessária para realização do curso PALS REFRESH:
Deverão ser enviados para silvana@socesp.org.br
ATENÇÃO:
Verifique o item de Cancelamentos ou Transferências antes de realizar a inscrição.
Centro de Treinamento SOCESP
CONFIRMAÇÃO DE TURMA
Aguarde a confirmação da turma que ocorre até 7 dias antes da data do curso para a compra de passagens aéreas e reserva de hotéis. Eventualmente, a turma pode não completar o número mínimo de alunos e, portanto, não ser formada.
Programação
Lição 1 e 2 | ||
7:30 h – 7:45h | Boas Vindas, Apresentações e Administração do Curso | |
Lição 3 | ||
7:45 h – 8:00h | Visão Geral da Ciência de SAVP | |
(baixar app Metrônomo- ex : Cifraclub ou Full Code Pro(tem metrônomo e marca início RCP/ choque/ drogas) | ||
Lição 4-6 Prática e Teste SBV | Lição 4-6 Prática e Teste SBV | |
8:00 h –9:20h | Grupo | Grupo |
CPR Coach | CPR Coach | |
9:20 – 9:50h | Grupo | Grupo |
9:50 h – 10:05h | Intervalo | |
Prática: via aérea | Prática: intra-óssea | |
10:05h –10:25 h | Grupo | Grupo |
10:25h – 10:45h | Grupo | Grupo |
Prática: terapia elétrica | Prática: terapia elétrica | |
10:45h – 11:05h | Grupo | Grupo |
Casos Práticos Categoria 1 Casos + Debriefing 20 min 3 casos | Casos Práticos Categoria 1 Casos + Debriefing 20 min 3 casos | |
11:05h –12:20 h | Grupo | Grupo |
12:20h –13:10h | Almoço | |
Casos Práticos Categoria 2 Casos + Debriefing 20 min 3 casos | Casos Práticos Categoria 2 Casos + Debriefing 20 min 3 casos | |
13:10h –14:25h | Grupo | Grupo |
14:25h – 15:25 h | Avaliação Escrita | |
Lição 13 Avaliação Prática Cardíaco (casos 8 min, 2 min feedback) | Lição 13 Avaliação Prática Cardíaco (casos 8 min, 2 min feedback) | |
15:30h –16:45 h | Grupo | Grupo |
Lição 13 Avaliação Prática resp/choque(casos 8 min, 2 min feedback) | Lição 13 Avaliação Prática resp/choque(casos 8 min, 2 min feedback) | |
16:45h-18:00h | Grupo | Grupo |
18h – 19h | Remediações e Término do Curso |