Prezados congressistas,
O primeiro Departamento de Emergências em sociedade médica no Brasil foi fundado na Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) em 1999. De lá pra cá muita coisa mudou. Hoje o reconhecimento da emergência pediátrica como especialidade médica e do médico emergencista como especialista são uma realidade no nosso país.
Vinte anos depois graças ao esforço conjunto da Sociedade Brasileira de Pediatria e da ABRAMEDE, a emergência pediátrica tornou-se área de atuação da Pediatria, com titulação por proficiência em 2018 e primeira prova de título em 2019.
Os eventos nessa área são sucesso de público e científico desde 2012. Nesse ano realizou-se o 1° Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas. Em 2015 esse evento tornou-se brasileiro e em 2018 sul-americano. Na sua última edição o congresso de Urgências e Emergências Pediátricas tornou-se o maior congresso de especialidade pediátrica em número de inscritos e o segundo maior congresso de Pediatria do Brasil.
A SPSP participou da organização de todos esses eventos e contará com a participação da Sociedad Latinoamericana de Emergencias Pediátricas (SLEPE) como co-organizadora científica (como em 2018) para realização do 2° Congresso Sul-americano e 4° Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas em Março de 2023.
Os programas do congresso e dos cursos pré-congresso são abrangentes e não atendem somente a profissionais que atuam na área de emergência, mas também em unidades básicas de saúde, consultório, ambulatório e terapia intensiva. Trata-se de um evento de pediatria geral com foco no paciente agudamente enfermo e que abraça todas as subespecialidades pediátricas.
Houve a preocupação dos profissionais do Departamento de Emergências da SPSP e dos participantes SLEPE em criar um programa dinâmico que preveja atualização de tópicos fundamentais da emergência pediátrica e inclusão de temas atuais não abordados em eventos anteriores. O formato dos programas do congresso e dos cursos pré-congresso foram inovados para fornecer toda informação necessária aos participantes desse evento.
O corpo docente nacional e internacional foi criteriosamente escolhido por sua capacitação técnica e didática. Isso permitirá um evento com nível científico elevado e ampla interação entre congressistas e palestrantes.
Tentamos manter a tradição dos eventos anteriores e criar um evento agradável, que nos enriqueça do ponto de vista profissional e nos auxilie no atendimento da criança com doença aguda e grave.
Somos todos emergencistas
Os programas de Residência Médica em Urgências e Emergências contam com treinamento em serviço e um consistente e abrangente curso teórico, com o objetivo de qualificar este profissional como pediatra emergencista.
Incorporando estratégias adotadas no atendimento pré-hospitalar com o atendimento em unidade de terapia intensiva, trouxe um benefício a todo o sistema, tanto na qualidade do ato médico como na diminuição de custos, assim como inestimável valor na preservação da vida das crianças e prevenção de sequelas.
O pediatra emergencista atua em várias áreas da Emergência (Ortopedia, Anestesia, Tratamento intensivo, Cirurgia, Toxicologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, dentre outras). Deve ser preparado para ser o advogado da criança em situações de risco e o psicólogo da criança e de seus familiares.
A Sociedade de Pediatria de São Paulo reconheceu em 1999 a importância desta área, criando o Departamento de Emergências. Dez anos depois, a Sociedade Brasileira de Pediatria também criou o Departamento de Emergências e Cuidados Hospitalares. Foram marcos na valorização dos pediatras que atuam na área.
Finalmente em 2018, Emergência Pediátrica foi reconhecida como área de atuação da Pediatria, sendo realizado o concurso de titulação por proficiência.
Em 2019 foi realizada a primeira prova para obtenção do título.
O Conselho Federal de Medicina, em sua resolução de março de 2023, reiterou a importância da especialidade, confirmando que “Emergências Pediátricas” é considerada área de atuação, com reconhecimento.
Cabe a nós garantir a valorização do emergencista pediátrico e os congressos têm sido marcos nesta jornada vitoriosa. Contaremos com os melhores especialistas nacionais e reconhecidos professores do exterior.
Desde o primeiro congresso, inicialmente paulista e atualmente sul-americano e contando com o apoio da Academia Americana de Pediatria a especialidade torna-se cada vez mais valorizada.
O congresso para o qual convido todos a participar será importante na atualização de conhecimentos, de técnicas e procedimentos, sempre baseados em evidências, que permitam o melhor atendimento da criança em situações de emergência.
Até o congresso.
Prezados congressistas
É uma grande honra para a Sociedad Latinoamericana de Emergencia Pediátrica (SLEPE) participar da coorganização acadêmica do 2° Congresso Sul-americano e 4° Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas em Março de 2023 realizado pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).
A Emergência Pediátrica como especialidade adquiriu um rápido desenvolvimento na América Latina nos últimos anos transformando-se em uma área de atuação bem diferenciada. Vários países da região a reconheceram oficialmente como uma subespecialidade da pediatria.
A pediatria de emergência contempla todos os aspectos da pediatria relacionados à uma situação aguda aplicando uma abordagem estruturada à criança doente ou vítima de trauma. Diariamente milhares de crianças necessitam de atendimento de urgencia, muitos deles com problemas graves de saúde. Sabemos que uma melhora no atendimento de emergência reduz significantemente as taxas de mortalidade de pacientes hospitalizados.
O programa científico do congresso foi cuidadosamente desenvolvido e adaptado a estas necessidades com uma forte reforço dos conceitos atuais na abordagem clínica, uso de novas tecnologias e aplicação de novas estratégias de educação.
Este extraordinário evento liderado pelo Dr. Hany Simon Junior tem uma qualidade garantida e é mais uma demonstração do desenvolvimento exponencial da disciplina e o que ele resultará em benefício a milhões de crianças.
Espero vê-los em São Paulo e desfrutar de um magnífico encontro.